segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Para uma semana que se inicia com a dadivosa Lua Plena




Daqui a pouco teremos o espetáculo da lunação plena, que traz em seu corpo voluptuoso toda a sorte de bem-aventuranças relacionadas à mais alta expressão de fartura, prosperidade e fertilidade.



Observar o nascer de uma Lua Cheia no cerrado é um pitoresco evento, porque, aqui, o céu imaculado de prédios ruidosos ainda permite que, a qualquer canto da cidade, possamos contemplar a luz deste lindo satélite, usufruindo de suas qualidades graciosamente, sem a preocupação com qualquer tipo de edificação que possa impedir nossos olhares contemplativos de tentar atingir os céus.



Tomando como pano de fundo essa metafórica via de compreensão do sagrado, tenho nesse o grande segredo de imanência serena, mal incompreendida na oposição - ainda binária e equivocada - entre os segredos do céu e da terra, sa transcendência e da imanência - pois não é mundanidade que atormenta, em si, a alma que deseja seguir em frente.


É o que fazemos com nossa mundanidade que nos coloca no fluxo ou na contramão de nossa linha evolutiva... Não reside tanto em nossa essência, mas dos atos que derivam de nossos desejos e nossas vontades o divisor de águas entre a harmonização e a hecatombe contida no caos.



Trazer a terra, os elementos e a deidade para o espaço do aqui e do agora acarreta uma responsabilidade de ser feliz, plena e respeitadora dos segredos do Todo para essa dimensão, sem projetar um merecimento que se coloca num devenir cujo alcance é tomado por uma obsessão em alcançar metas: evoluir para ser merecedor de uma dádiva além-vida, despojando-se dos desígnios das vestes que trazemos para essa existência.



Na imanência de um religare que não se faz necessário, a troca de ascensão inexiste, porque o compromisso relaciona-se ao cumprimento de nosso destino aqui, pelo simples andar no fluxo constante e contínuo de nossa trajetória, sem barganha e, sobretudo, sem o acobertamento do que se é. É o bastante para se assumir um caminho de muita agregação de conhecimento. Muitos percalços, sim, mas, sobretudo, de muito aprendizado e honestidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário