sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Limpeza verde!

Quando entramos na seção de produtos de limpeza do supermercado, somos seduzidas pelos"cheirinhos" dos produtos que diuturnamente são lançados no mercado com a promessa de limpar, desinfetar e perfumar nossas vidas.

Pouco sabemos, porém, que grande parte dos produtos de limpeza apenas "mascaram" a sujeira, usando a perfumaria para conquistar nossos narizes sensíveis. Outros tantos contém substâncias altamente tóxicas que nos contaminam e contaminam o meio ambiente. É o caso do cloro, por exemplo. Ele está presente desde a água que sai da torneira, até nos produtos desengordurantes. Uma dica, para quem não deixa de usar a água da pia é deixá-la de um dia para o outro, pois, assim, o cloro evapora e, com isso, a água fica menos "perigosa" para a saúde.

Importante ter o olho aberto para produtos à base de formaldeído, cloro e solvente, porque também degradam não somente nossa saúde, mas nosso ambiente, o mundo, enfim.

Estamos fabricando nosso detergente e amaciante aqui em casa e a idéia é dependermos menos do supermercado, pois é uma caixinha de guloseimas que dão muitas cáries!

Para o detergente, você precisará de:
  • 5 litros de água
  • 2 ou 3 limões
  • 1 sabão de côco ralado ou cortado
  • 2 colheres de sopa de amoníaco

Daí, basta derreter o sabão em 1 litro (dos 5 que voce separou) e, depois disso, adicionar os dois limões ou 3 limões (eu uso geralmente 3 porque o limão é ótimo para desengordurar) e, depois, adicionar as 2 colheres de amônia. Mexer bastante e diluir nos 4 litros restantes. Você pode aproveitar o plástico do seu antigo detergente, para não precisar ir até uma loja de R$ 1,99 colocar mais plástico no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário