sábado, 19 de maio de 2012

O corredor de nossos projetos...

Nossas vidas são como esse frondoso corredor, incessantes marchas que, conjugadas, trazem a estrita dimensão da completude, fazendo-nos perceber o quão magnífica é a trajetória em si mesma, e não necessariamente o ponto derradeiro onde os passos irão findar.


Ultimamente tenho refletido bastante sobre metas, projetos e objetivos, permitindo-me, de fato, não ter muitos mais, porque, a cada dia, uma nova paisagem se amolda, bem diante dos meus olhos, aos marcos que, na tela branca da minha existência, somam-se infinitamente ao que já percorri. 


Essa linda alameda belga ao lado é a perfeição mais harmônica do que encontrei para representar o que, para mim, significa a palavra trajetória...um caminho sempre em perspectiva, cujas trilhas podem ser modificadas de acordo com o que o Universo conjuga em termos de análise combinatória. 


Projetos são interessantes? 


Sim, claro, mas quando eles se transmutam em meros devaneios, imersos no ar que se dissipa, nada mais são do que pequenos mecanismos de frustração, porque, de fato, se não agregamos um pouco de realização, causam ansiedade, decepção e dúvida. Melhor não sonhar? Não projetar? Ou não pensar? Não sei, ao certo, mas penso ser sempre necessário não dotar o coração de mais angústias. Pensar em questões que não resultarão em ponto algum de confluência (ou seja, praticidade do aqui e do agora) é agregar um sofrimento desmedido e desnecessário.


O mais interessante disso é pensar que tudo é gerado pela intensa atividade da mente que, sempre tentando se fazer presente, gera mais e mais perspectiva, encaminhando-nos para um passado ou um futuro que não fazem o menor sentido em face da necessidade de se estar no aqui e no agora.


Já pensei - e gastei muita energia com isso - e não desejo projetar...mas isso não quer dizer que não possa aglutinar esforços par alcançar o que se apresenta. Simples assim...deixar que minha trajetória se confirme a partir dos passos que deixo ao chão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário