segunda-feira, 21 de maio de 2012

E salve o Inverno!!!

Estamos a um mês da chegada oficial do inverno mas a Natureza já começou a dar o ar da graça em mostrar seus dotes e atributos nessa gloriosa estação de sobrestamento.


O cerrado aqui tem revelado uma média de temperatura situada entre 11 e 16 graus nos dias de mais frio, o que é bem significativo em termos de conjuntura térmica, o que deixa bem marcado o inverno esse ano. 


Daqui a pouco o solstício chegará e, com ele, a guinada para o momento de hibernação. Nas antigas culturas celtas - que prestigiavam as duas estações marcantes, verão e inverno, sol e luz - o inverno era o momento de aglutinar forças e poupar energia para que, diante das baixas temperaturas, as tribos não quedassem ante o frio e a fome. Diante de tamanha sabedoria, a Natureza dá a dica: nessa estação o tempo é de sobrestamento, reflexão, bem como de parada momentânea para realocar as forças para um novo ciclo de lutas...


Até mesmo a alimentação é diferenciada em tempos de inverno, para que prestigiemos os pratos quentes e um pouco mais calóricos, a fim de manter a sensação de aconchego e "quentura" de nossos corpos. Um caldo de abóbora aqui, uma chá de gengibre acolá, tudo que possui um sabor apimentado é bem-vindo para recepcionar o inverno.


Um dia desses preparei uma sopa de lentilhas com batata baroa e curry, uma delícia. Bem simples de ser feita e muito saudável...Preparei um refogado feito no azeite e no vinagre de maçã, contendo cebola roxa, alho, pimenta de cheiro (todos esses ingredientes são muito bons para a imunidade) e sal e joguei lancei nele a lentilha pré-cozida. O caldo ficou mais espesso e escuro e, mais perto de cozinhar mesmo (uns 40 minutos), lancei a batata baroa, pois ela cozinha bem rápido. Daí separei uma concha e bati no liquidificador, devolvendo à sopa, para que o caldo ficasse mais grosso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário