quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As estações e o mundo


Os pássaros hoje cantarolaram mais cedo do que de costume e as amoras começaram a dar os primeiros sinais de amadurecimento...
O Sol tem despontado bem mais cedo no horizonte, chegando a se encontrar com a Lua no meio do caminho...

E o ar...ah, o ar! Uma composição paradoxal de calor solar e sopro gélido do finalzinho do inverno. Mesmo assim, a temperatura ainda está caindo. O que está acontecendo? Estamos em final de agosto, o bastante para que o calor da Primavera já nos brindasse com sua presença...

Assombro?

Não sei, ao certo.

Ficamos tão acomodadas em simplesmente acordar, um dia, e enxergar flores, que não nos lembramos de uma intempérie climática já prevista.
Olhamos a notícia no jornal (de preferência, dentro do "conforto" dos nossos lares) sobre um iceberg de 200 e tantos quilômetros, "rodopiando" pelo mar afora, mas parece que nossa capacidade conectiva está mal elaborada, talvez porque, de tão ocupadas com as notícias de fora, esquecemos de ajustar o desconfiômetro interno da sesnibilidade em relação às mudanças ímpares ditadas pura e simplesmente pela Natureza.

Numa "guerra" de dominação inventada apenas pela humanidade (que precisa estar em guerra para justificar a guerra pela paz), a Natureza definitivamente está levando a grande vantagem em relação ao fator de amedrontamento que assola todas nós: IM PRE VI SI BI LI DA DE.

Um belo dia algo acontece e nos espantamos em relação ao fato de ninguém ter antevisto o evento. Daí me pergunto: qual o limite para a arrogância humana? Afinal, somos tão "sabedoras" das coisas do mundo, mas incapazes de lidar com nossas próprias demandas como seres que migram para a abissalidade num piscar de olhos.

Daí, como medida de "composição da alma", ou pacificação de consciência, quem sabe, coletamos notícias de ambientalismo, apregoamos aos quatro cantos a necessidade de mudança de modelos, mas, dentro de nossas almas, ainda alimentamos o espírito com a mesma cadeia carbônica que dá origem ao petróleo, ornada por hipocrisia e apimentada por deslealdade.

Entendo agora porque a temperatura cai, porque está tudo em um outro "tempo"... É o recado que Gaia tem trazido para as incrédulas, que sempre se acham e colocam num obelisco imperial, olhando o mundo que destruíram com a impáfia do colonizador obtuso.

E não adianta...

A Natureza não modificará sua sina para nos agradar. Pela primeira vez na História estamos onde sempre deveríamos estar: quedadas, prostradas, exauridas de tanto lutar contra Gaia...Seria mais fácil reconhecer a limitação, para vivermos em paz com o que Ela nos oferece sem pedir muito...

Bom dia geladinho para todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário