segunda-feira, 31 de maio de 2010

A arte sagrada de bem comer...

Quando o assunto é alimentação, vem sempre a pergunta: temos acesso a dados, internet e informações que nos permitem viver uma vida melhor, alimentando-nos melhor. Por que, então, não o fazemos?

Muitas vezes penso que não "queremos" e, com isso, não "podemos".

Ou seja, ao final, "queremos não poder" comer direito - principalmente porque o pobrezinho do tempo (ah, sempre ele, danadinho) é chamado para socorrer aquele que, sem desculpa, prefere lançar mão desse subterfúgio tão famoso... Querer é poder, no sentido de agregação de esforços para a consecução de ações, nos limites do que nossa zona de influência em rede possa traçar.

Não tem desculpas... Os upanishads já mencionavam que

"O que for a profundeza do teu ser,
Assim será teu desejo.
O que for teu desejo,
Assim será tua vontade.
O que for tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos,
Assim será teu destino
"
BRIHADARAYAKA, UPANISHAD, IV, 4.5. "

A síntese perfeita: SER - DESEJO - VONTADE - ATOS - DESTINO.

Portanto, querer é manifestar o poder concretizado no direcionamento - em nível mental, emocional, psíquico e, por fim, material, para a realização. Vamos comer direito?

Na medicina ayurvédica a alimentação é um ato sagrado de conexão ao Todo.

Por isso, ela traz um verdadeiro tratado em termos de procedimento com a comida, desde a escolha até passando pelo sentimento de satisfação e gratidão pelo que está à frente.

Vou começar amorosamente com o refri "geladim". Algumas informações busquei num site muito legal: http://emersonnolasco.blogspot.com/. Sugiro uma passada lá, porque, em meio das discussões ganhamos tod@s nós.

Substituir (e até mesmo ABOLIR) o refrigerante é algo que já dá outra dimensão ao corpo. Ele NÃO TEM VALOR NUTRITIVO (vitaminas ou sais minerais), além de possuir alto teor de açúcar, acidez e mais aditivos, além de conservantes e corantes.

E qual o efeito de uma Coca bem gelada?

Uau, bem, nosso corpo tem uma temperatura média de 37 graus, nível ótimo para o funcionamento das enzimas digestivas. Quando ingerimos o refrigerante gelado - a quase 0 grau - as enzimas deixam de funcionar direito.

O primeiro sinal de perigo está na fermentação da comida, que apodrece no intestino, produzindo gases e mau-cheiro. Para vocês terem uma idéia, isso tudo é decomposto (aos trancos e barrancos) e absorvido pelo intestino, não sem antes entrar na corrente sangüinea se espalhar assim por todo o corpo, modificando até mesmo nosso cheiro. Já teve a sensação de sentir um cheiro putrefato, vindo de baixo para cima, parecendo um esgoto? Hehehe, refrigerante, além do restante de tranqueira que se come. Nosso cheiro "natural" muda e, com isso, precisamos colocar mais e mais perfume, por não aguentarmos a fedentina...

Além disso, o bióxido de carbono é destrutivo!

Algumas experiências com ele: se colocar um dente por 10 dias nele, dissoverá, acredite!

Bom, e para quê uma Coca-cola gelada serviria?

Para lavar o banheiro vire uma lata de COCA-COLA no vaso, deixe que a bebida repouse por 1 hora e depois dê descarga. O acido cítrico elimina as manchas na porcelana.

Para eliminar manchas de oxidação de decalques nos automóveis esfregue o decalque com um pedaço de alumínio (bombril) molhado na COCA-COLA.

Para limpar a corrosão nos terminais de baterias do automóvel vire uma lata de COCA-COLA sobre os terminais para desfazer a corrosão.

Para afrouxar um parafuso oxidado - aplique ao parafuso um tecido enxaguado em COCA-COLA por vários minutos.

Para tirar a graxa das roupas - esvazie uma lata de COCA-COLA na roupa gordurosa, adicione detergente e programe um tempo médio. A COCA-COLA ajudará a remover as manchas de gordura.

COCA-COLA também ajuda a limpar pára-brisas.

Testei tudo, menos o pára-brisa.

Quanto à alimentação, quanto mais se optar por pratos coloridos, melhor.

Segundo a ayurveda, cada chackra tem uma cor respectiva, de modo que um prato colorido ajuda a manter os chackars em harmonia. AMARELO, LARANJA, VERMELHO, VERDE e ROSA, AZUL, LILÁS. Uau, como encontrar verduras e legumes nessas cores?

Basta prestar atenção nos pratos, não pegando as comidas aleatoriamente ou no automático. Existem verduras, legumes e frutas com matizes nas cores rosa, lilás e azul, basta prestar atenção.

Substituir óleo de soja por girassol, ou, melhor, por azeite (quando usar esse último, não aquecer). Nunca o óleo de canola, porque é TRANGÊNICO e as últimas experiências têm apontado os trans como fator cancerígeno. Ah, a batata PRINGLES, os salgadinhos (todos) de saquinhos, bem como a pimenta TABASCO são totalmente TRANS.

Sabia que o arroz branco perde 75% do nutrientes no processo de beneficiamento?

Ele só serve para "encher a barriga" e liberar mais e mais gases. O arroz integral mantém intacto o rol de nutrientes. Ah, é lenda urbana essa história de o arroz integral "engordar mais".

Primeiro, porque quem engorda somos nós e, segundo, engordamos por uma série de fatores, sendo a ansiedade, a compulsão e a ignorância os maiores fatores. Por não ser frito, e sim cozido, o arroz integral mantém seus nutrientes e não libera radicais livres durante sua produção.

Os restaurantes usam muitos legumes em conserva (azeitona, vagem, ervilha). É bom correr deles, porque além de poderem ser um prato cheio para Clostridium e salmonella, trazem conservantes e aditivo químico sintético. Como o nome já diz, ele não é sintetizado ou encontrado in natura e, portanto, não é metabolizado por nosso organismo. Na verdade, não sabemos para onde vão, mas, ironicamente, nunca se teve tanto câncer como no pós-industrialização.

12 mais comuns aditivos:

Gorduras Hidrogenadas: riscos de doenças cardiovasculares e obesidade.

Corantes Artificiais para alimentos: alergias, asma, hiperarividade, possibilidade de serem substâncias carcinogênicos (que induzem o aparecimento de cânceres).
Nitritos e Nitratos: essas substâncias podem gerar nitrosaminas no organismo, que podem ser cancerígenas.
Sulfitos (dióxido de enxofre, metabisulfito, e outros): reações alérgicas e asmáticas.
Açúcares e Adoçantes: obesidade, cáries, diabetes, hipoglicemia, incremento de triglicerídeos (gordura na corrente sanguínea) ou candidíase.
Adoçantes artificiais (Aspartame, Acesulfame K e Sacarina): problemas de comportamento, hiperativiade, alergias e possivelmente carcinogênicos. O governo desaconselha o uso de adoçantes artificiais para crianças e mulheres grávidas. Qualquer pessoa com fenilcetonúria (com incapacidade para metabolizar o aminoácido "fenilalanina" presente nas proteínas) não deve usar o aspartame.
Glutamato monosódico: alergias e reações como dores de cabeça e depressão, também pode agir como uma neurotoxina.
Conservantes (Butil Hidroxitolueno – BHT; Butil Hidroxianisol – BHA; Cálcio Dissódico – EDTA, entre outros): reações alérgicas, hiperatividade, possibilidade de causar câncer. O BHT pode ser tóxico para o sistema nervoso.
Flavorizantes Artificiais: alergias e alterações no comportamento.
Farinhas refinadas: baixo teor de calorias, desbalanceamento de carbohidratos, alterações na produção de insulina.
Sal (excesso): retenção de líquidos no corpo e aumento da pressão arterial.
Olestra (um tipo de gordura artificial): diarréia e distúrbios digestivos.

Os pratinhos enfeitados de ervilhinhas, dentro de tal Inferno de Dante, apenas trazem mais decomposição ao nosso corpo internamente.

Aliás, muitas vezes penso que somos desleixados com nossa alimentação porque não vemos a porcaria que vira nosso corpo por dentro. Mas já tive oportunidade de, numa autópsia, ver uma pessoa por dentro. Nada saudável.

Carne de boi, nem comentarei...

Frango, enfim, cheio de hormônios, não recomendo.

Até nosso salmão é treta, porque ele só é rosinha e bonitinho porque a maior parte dele vem de criatórios. O rosa é uma mistura de ração e... uhu, carne de boi! O restolho do restolho, cheio de sofrimento e hormônio.

O que traz a sensação de "efeito balão"?

FARINHA. Aliás, são 3 as cocaínas para o corpo, segundo o livro Sugar Blues, muito famoso: SAL, AÇÚCAR E FARINHA BRANCA.

O que se falou para o arroz vale para a farinha, quanto mais branca, mais produto químico em seu beneficiamento e menor a quantidade e qualidade nutricional. a perda é maior, chega a quase 85%.

Uma besteira comer pão branquinho, porque o segredo está na "truculência" do pão integral, dá a sensação de saciedade.

Mas não se enganem no supermercado, pois os pães que prometem, são, na verdade, engodo, já que contém a mesma lista acima de assassinos para o corpo.

O ideal é passar num desses restaurantes vegetebas e comprar um, sem conservante. Dura menos, mas, afinal, nós também duramos, por que, então exigir tanto assim da vida e dos alimentos?

Bom, acho que está legal, de início...

Nenhum comentário:

Postar um comentário