sábado, 12 de março de 2016

Automassagem, autoestima e leveza: dica para um bom e relaxante sono

Fonte da imagem: http://static.pratique.fr/images/unsized/au/auto-massage-masser-mains-visage.jpg
Quem não aprecia uma boa massagem? 

Rainha de todos os mimos, esse contato tão íntimo e pessoal desperta a imaginação das pessoas. Shiatsu, massagem ayurvédica, drenagem linfática ou, ainda, a massagem que os amantes chamam de tântrica (às vezes nem sabem o que isso significa, mas vamos que vamos): não importa muito o nome, mas a gostosa sensação de proximidade e amorosidade que advém do toque.

Hoje, contudo, gostaria de compartilhar a maravilhosa sensação que a automassagem nos proporciona. 

No texto publicado aqui - chamado Protagonismo e cura na terapia floral - abordei a importância de assumirmos um papel de protagonistas de nossas vidas para, com isso, empreendermos à cura de nossos estados desequilibrados de alma.

Pois bem, a partir do diálogo com essa proatividade, tenho voltado minha atenção para a automassagem, inspirada - mais uma vez - pelos sinais que a vida e as pessoas nos dão. Para mim, veio na forma de uma prática de yoga, na qual a professora compartilhou - em momentos ímpares - uma simples e poderosa receita para a conscientização sobre nosso corpo. 

Agradecimentos a ela!!!

A automassagem é um processo de conscientização corporal e cuidado com o próprio corpo, em uma atitude de amor-próprio e harmonização individual. 

Antes de realizar massagem em alguém, a automassagem permite o acesso a cada parte de nós, no intuito de compreender o funcionamento harmônico e equilibrado de nosso organismo.

O ambiente é extremamente importante. 

Costumo acender um bom incenso e uma vela aconchegante no banheiro, ao som de uma melodia calma e suave. Talvez um mantra cantado, ou, então, uma lúdica sinfonia celta. Não importa, pois o relevante é nos sentirmos bem.

Depois do banho, separe uma boa base de óleo vegetal, no qual será feita a diluição de um óleo essencial. Tenho alternado óleo de amêndoa, de uva e de maracujá (descobri agora o aroma maravilhoso, bem como o efeito relaxante). 

Fonte da imagem: http://bs.simplusmedia.com/i/f/o/beleza/conteudo/aromaterapia/oleo-amendoas.jpg
O óleo essencial - e não essência, que é tóxica para a pele - dependerá do efeito almejado. Gosto de trabalhar - e intercalar - aspectos como autoestima, foco, determinação, transcendência e amorosidade, utilizando lavanda, grapefruit, laranja doce, bergamota, lavanda e alecrim.

Fiz três frascos com maceração de folhas e ervas na mistura de óleo vegetal e óleo essencial. Daqui a pouco estarão maturados o bastante para que possa usá-los.

Comprado ou caseiro, não importa, pois a quantidade dependerá da extensão do corpo. 

Como sou alta, calculo uma base de 10 a 20 ml, na qual acrescento 2 a 5 gotas de óleo essencial. Com os mais cítricos costumo ter a cautela de usar 2 gotas e não me expor ao sol por 12 horas (como se eu ficasse mesmo torrando nele).

Fonte da imagem: http://jurovalendo.com.br/wp-content/uploads/2013/03/oleos-essenciais-caseiros2.jpg
Daí o momento mágico de descobertas: passo a mistura nas mãos e começo fazendo massagem circularizada nas articulações, primeiramente embaixo da água morna (para relaxar). Depois vou descendo para os ossos perpendiculares, alongando-os e os apertando generosamente. 

É impressionante a sensação de estar descobrindo meu corpo, como se fosse uma terceira observadora "de mim". Em certo momento, vem a sensação de ser outra pessoa a me massagear, tamanha a conscientização sobre o movimento das mãos a acalentar os braços, as pernas e as articulações. 

Uma sequência começa do ombro, perpassa o braço, cotovelos, antebraço, descendo para as coxas, o joelho, o fêmur, a panturrilha, os cotovelos e os pés. Massageio as mãos e, depois disso, faço o movimento oposto, de subida, lembrando a elevação da alma a partir da conexão dos chackras com o plano superior. 

Em cada momento mentalizo gratidão, desenvolvendo internamente uma atitude de aceitação do meu corpo, falando com a Grande Mãe sobre a integralização de cada cicatriz, machucado e lembrança da minha trajetória até aqui.

Isso eleva a autoestima de qualquer um!!! 

Sem falar na sensação de plenitude e harmonização que advém desse encontro auspicioso com meu EU. 

Depois desse percurso, retiro o excesso de óleo com água morna e, ao final, apenas toco a pele com a toalha, pressionando levemente, para que a mistura fique mais tempo no corpo. Um sono tranquilo e relaxante é o resultado dessa aventura maravilhosa de descobertas.

Experimentem!!!!!

Céad mille fáilte!!!!


2 comentários:

  1. Acho fascinante seus textos! Fui seu aluno na UnB entre 2008 e 2009. Como poderia entrar em contato? Email?

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Meus contatos estão aqui no blog! Lá em cima!

    ResponderExcluir