quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

\o/ Dias mágicos: lá vem o SOL!!!! \o/

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-xxs1yhmne1Y/U-5CWkLrmPI/AAAAAAAAEFA/G4-c6MqfzJc/s1600/Lugh%2B2.jpg
E o Sol anuncia sua chegada, iluminando tudo ao seu redor...

O domingo (sunday) é o dia do Sol, astro provedor do calor e da prosperidade. Em alemão (sonntag), holandês (zondag), sueco (söndag), dinamarquês (sondag), ressignificando o dia do Sol, enquanto o catalão (diumenge), espanhol  e galego (domingo), bem como o  francês (dimanche) o nominam Dia do Senhor.

Dedicado ao Sol, atributo da individualidade, da essência pessoal (estima, identidade), sendo ótimo para trabalhar sucesso, prosperidade, fama, abundância, vitalidade, energia, depressão, autoafirmação. Excelente momento para promoção de cura e força pessoal. 

Na cosmogonia celta e, mais especificamente no panteão pan-céltico, o dia é dedicado a Lughfilho de Eithne, personifica os atributos dessa estrela máxima, a começar pela rivalidade com seu avô Balor, trazendo a derrocada formoire e consolidando a era dos Tuatha Dé Dannan na ilha esmeralda. 

Outras deidades que expressam essa amplitude de sucesso: Tailtu, Anu, Danu, Epona ou Macha, Cernunnos, Dagda. Importante ressaltar que tais deidades aqui são percebidas em seu atributos correlatos à características acima. 

Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/_90FJQFn7sBY/TUBXVuTmIII/AAAAAAAAAEs/siVL-7KcK3U/s1600/lughnasadh+03a.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário