quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Centaury e o aprendizado do não: o fortalecimento da individualidade consciente

Dando continuidade ao estudo dos florais relacionados à suscetibilidade a opiniões alheias, temos no Centaury o floral específico para aquelas pessoas demasiadamente subservientes, que não se recusam a prestar ações a outras. Em suma: quem não sabe dizer não, constituindo presa fácil na mão de oportunistas a controlar as ações e dominar a vida. 

Centaurium erythraea é uma planta anual que chega a crescer entre 5 a 35 cm, com flores cor-de-rosa que se avolumam em cachos definidos, como na ilustração abaixo:
Fonte da imagem:https://espiritualidadeestaemtudo.files.wordpress.com 


Floral para os eternos sacrificados, que abrem mão de suas próprias missões em prol da dedicação ao outro, num desejo inconsciente de validação e reconhecimento. 

Específico para casos de passividade, obediência e martirização, centaury, segundo Scheffer, atua no sentido de conscientizar a pessoa a dizer NÃO (2015, P. 52-53), deixando, assim, de ser um indivíduo docilizado e facilmente explorado, para protagonizar suas escolhas a partir de um processo de individualização que se reforça a partir da experiência com o floral. 

Edward Bach no livro Os remédios florais do Dr. Bach correlaciona a centaury a virtude da delicadeza, do silêncio e da suavidade, elementos centrais que dão azo, no estado de desequilíbrio, à elaboração de uma tessitura de dominação. Isso porque, na ânsia de agradar, o indivíduo centaury se descuida de si para viver para o outro em seus propósitos. 

Torna-se necessário, então, recompor a individualidade rompida em função do atendimento ao outro e, com isso, pouco a pouco, a pessoa se converte no protagonista de sua vida, diferenciando-se dos demais e seguindo sua vontade e missões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário