domingo, 29 de março de 2015

Por onde anda a autêntica pós-punk da Trivago?

Fonte: http://www.gosee.us/prev/304x/images/content2/tri3.jpg

Engraçado como a sutileza pode produzir indeléveis mensagens subliminares... Tempos atrás, todo mundo ficou maravilhado com a genialidade da propaganda da Trivago (um site de ofertas de hotéis), na qual dois jovens se encontram num hotel: ele, com rabo-de-cavalo e terno, ela, com o visual punk apocalíptico.

Eles se entreolham na piscina, mas cada qual não sabe do visual do outro. Quando se encontram no elevador se observam nas suas especificidades. 

Muito legal a propaganda! Deveria até ter faturado algum prêmio.

Agora, porém, depois do elevador, muita coisa entre os dois deve ter acontecido. O mais importante, porém, foi observar como, mais uma vez, o paradigma androcêntrico conseguiu coaptar a moça punk. 

Nessa nova versão, ela já está de cabelo comprido e vestidinho frugal (!), sendo carregada - como uma princesa frágil e sonolenta - pelo galã (ele está do mesmo jeito, evidenciando, ali, no plano simbólico, que não houve mudança de sua parte) até o quarto, onde, depois, são vistos escovando os dentes, na maior intimidade.

Qual a mensagem? 

Perca sua identidade e autenticidade, mas ganhe um homem. Deixe seu cabelo crescer, use vestido e rabo-de-cavalo e seja feliz com alguém ao seu lado. Ah, sim, de preferência alguém hetero. Docilize-se! Acalme-se e se domestique, pois somente assim tudo será perfeito.

Simples assim. 

E a ilusão continua no inconsciente coletivo, pois as moçoilas dão suspiros, desejosas do cabeludo (de terno, claro, pois designa grana) e de todos os sonhos que de um conto-de-fadas pode ser vivido, ainda que às custas de nossa essência.


Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-TXfPVsQslxg/U_UWp6d9PFI/AAAAAAAAAjM/DstRuLKwhPM/s1600/anuncio-Trivago-Berlin-2014.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário