segunda-feira, 2 de junho de 2014

Arruda, proteção e propriedades mágicas!

Fonte da imagem: http://fitomedicinapopular.blogspot.com.br/2012/05/arruda-ruta-graveolens-propriedades.html




Hoje de manhã acordei e fiz meus rituais, pugnando por proteção durante a semana, bem como por harmonia dentro do espaço sagrado do meu lar. Ao molhar as plantas não pude deixar de observar o frondoso pé de arruda plantado em um majestoso pote de cerâmica, lembrando-me das vezes em que, descuidada, deixar de regar a plantinha que, guerreira, nunca se deixou abalar.

Pedi licença e cortei-lhe um pequeno galho, colocando-o em meus cabelos, pois sempre ouvi minha mãe dizer ser a planta um poderoso meio de bloquear as energias negativas contra nós imantadas. Ela costumava colocar atrás da orelha enquanto atendia os fregueses na loja de produtos naturais que tinha e, ao final do dia, pasmem, o galho estava seco, seco. 

Ultimamente tenho andado muito ressabiada com a vida em sociedade e, sobretudo, com as relações profissionais que tenho travado, imersa em um mar de vaidades, egolatrias e, sobretudo, ausência de sentimento empático. Nessa senda em que a inveja, a impaciência, bem como a desqualificação do outro têm sido a constante, proteger-se torna-se exercício vital de sobrevivência. Para tanto, nada como um bom galho de arruda atrás da orelha, região discreta e de pouca visibilidade.

A Natureza cria suas formas de maneira sábia, mostrando exatamente o que deseja mostrar. Se reparar bem, a arruda é canforada, ou seja, possui um cheiro bem forte, o que nos lembra a ideia de repúdio e banimento. Com isso, a arruda possui propriedades de limpeza e força muito fortes, sendo uma planta imanente do elemento fogo, bem como regida por Morrighu (no panteão celta) e por Marte/Ares (no panteão romano/grego).

Costumo usar uma infusão de arruda com manjericão e alecrim sempre que necessito tomar um banho de limpeza (após me ensaboar com sabonete de enxofre, que igualmente se destina à limpeza etérea). Não me seco, preferindo que isso seja feito naturalmente. Outra propriedade é calmamente, mas acrescento ser importante tomar cuidado com a quantidade (20 g. para 1 litro e meio), pois a planta é abortiva (cânfora presente). Espero que minha galhada de arruda dure até a noite, pois, caso contrário, estarei vulnerável às energias negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário