terça-feira, 5 de novembro de 2013

E salve, salve o limão com cravo! Dicas para repelir os mosquitos sem violência

Sempre fui adepta aos preceitos da sabedoria ancestral tida por muitas pessoas como "alternativa" diante da parafernália tecnológica que a chamada saúde (ou medicina) tradicional oferece. 

Quer seja depenando nossos bolsos com o vulto dos preços dos remédios e dos produtos, como também nos efeitos colaterais muitas vezes silenciados nos rótulos e nas bulas, a medicina tradicional tem cedido espaço na pós-modernidade para muita reflexão e mudança de hábitos por intermédio do que se denomina "consumo consciente", uma transformação sem precedentes na história da humanidade ocidental capitalista.

Dentro dessa egrégora de profundas descobertas experienciei minha parcela de novidades. Aqui em casa temos uma frota de mosquitos sempre ávidos por alimentação saudável, de modo a impelir para a compra de repelentes, líquidos ou pastilhas. 

Há tempos minha mãe havia me ensinado a cortar um pedaço de casca de laranja para colocar no aparelho, como se fosse uma pastilha. A citronela desprendida simplesmente afasta todos os mosquitos que estão por perto, dica muito boa.

Acontece, porém, que o aparelho é... elétrico! Ou seja, ainda que ínfimo o gasto de energia - se comparado a outros aparelhos - trata-se de gasto (não sou muquirana, mas penso no impacto que minha vida traz ao planeta) que pode ser evitado. 

Daí pesquisando na internet, bem como trocando ideias com o/as mais antigo/as encontrei essa dica interessante: limão com cravos espetados!

Basta abrir o limão, espetar alguns cravos-da-índia em colocá-lo em um pires. No meu caso coloquei em cima do meu criado-mudo, próximo a mim. O resultado foi bastante produtivo, pois os mosquitos não vieram! Uma solução ecologicamente equilibrada e que sequer provoca morte dos voadores...

Outra forma de repelir os mosquitos consiste em preventivamente ingerir própolis, pois exalamos alguns princípios ativos que afugentam os mosquitos. Já experimentei também e funcionou (aqui em casa tem muito mosquito pois fica próximo a um córrego). 

A ingestão de vitamina do complexo B funciona também. Tenho um terreno em Alto Paraíso e lá é cheio de voadores. Daí a farmacêutica local me sugeriu uma ampola de vitamina B que funcionou muito bem. 

Atualmente em face do fato de eu ingerir muitas vitaminas em minha dieta, prefiro a própolis, pois além de prevenir a vinda dos mosquitinhos, atua como excelente antibiótico, antisséptico e anti-inflamatório natural. Um vidrinho dura muito tempo, tendo em vista que diluo 15 gotas no suco ou na água. 

Quando estou doente - principalmente com gripe ou sinusite - aumento a dose, vale a pena!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário