quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Natureza e a "teia cósmica" que a todo(a)s abraça


A contemporaneidade indiscutivelmente trouxe o resgate à Natureza [escrevi Natureza, e não natureza, por considerá-la, devocionalmente, a verdadeira força motriz, essência viva de divindade, que é, efetivamente, o ponto central dos propósitos do resgate à ligação com o Cosmos], pois, para todo o lado, observamos que despontou uma preocupação mais contundente com a preservação ambiental, o compromisso com o eco-sistema, com a biosfera.

Desde uma educação ambiental, reciclagem de lixo, aproveitamento de papeis e tecidos, tudo tem girado em torno da necessidade de harmonização com a Natureza, tão dilacerada e denegrida pela imagem que se formou em torno da idéia de evolução e desenvolvimento.

Lígia Maria (minha mãe) costumava sempre fazer um exercício de redução ao absurdo: ela falava para o interlocutor pensar na hipótese de não mais existir um exemplar humano na Terra. Daí, indagava ao pensador o que poderia acontecer com a Natureza – os animais, as plantas, enfim, tudo que compõe esse espetáculo – se não existisse mais humano algum habitando a Terra.

Depois, pedia ao interlocutor que fizesse o mesmo exercício, mas invertendo os pólos: agora, extraindo a Natureza e deixando apenas o homem. Bom, acho que a reposta é por demais óbvia: se apenas restasse o homem na Terra, sem água, animais, plantas, simplesmente seria inviável a manutenção de vida por aqui, justamente por conta da conexão visceral que guardamos com o meio ambiente.

E quanto à Natureza? Ora, sempre presente, até mesmo em função de estabelecidas interações em redes e cadeias, desde uma estrutura de retroalimentção, como, também, por intermédio da cadeia alimentar, praticada em decorrência de uma bem montada lógica de predatismo. Isso, sem mencionar outras relações, a exemplo da simbiose e do mutualismo, que denunciam a existência de escalas interacionais e conectivas entre os seres.

Como podemos observar - apenas tirando um dia de nossas vidas para ficarmos contemplando a Natureza - existe uma rede imantando a interconexão entre os seres, uma verdadeira teia da vida, com bem relata um físico chamado Fritjof Capra, autor - dentre tantas obras - de um livro chamado "A Teia da Vida"... E viva a interconexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário