domingo, 1 de maio de 2011

Quando o músculo mais forte se retrai...

Dizem que o coração é o músculo mais forte do corpo humano, o bastante para suportar as mais lacerantes dores, bem como os impactos que usualmente trariam dano a qualquer outro órgão. Se é o mais forte, não sei, mas tenho uma certeza [dentre tantas dúvidas que assolam a alma]: a cada experiência, não nos tornamos mais fortes. Tornamo-nos mais sensíveis e, dentro de tanta sensibilidade, construímos couraças quase intransponíveis, o suficiente para a criação de uma autoimagem de estima e poder.

Quão sutis e sensíveis nos tornamos aos delindes de uma brisa outonal! Ela vem, bate, acaricia o corpo, num arrepio de puro êxtase. Mas, assim como a brisa leve embala o coração, ao final, carrega o filete do frio que, dali adiante, irá se estabelecer no inverno de nossas almas. O coração se impacta com o inverno, assim como queda atingido diante de uma incerteza a confirmar a abscôndita certeza. Nesses paradoxos que vêm e vão as experiências colorem o mundo com a marca de nossa permanência por aqui.

A minha, quem sabe, ao certo? A cada dia exalo um forte aroma de desintegração molecular, uma tormenta que faz com que a cada 6 horas meu corpo feneça diante do fim. Quero evitar os fins, evitando os começos. Bem-vindos os começos, retesando a faísca até o extinguir proposital da chama.

Que chama? A que chama, como um arauto, meu nobre coração para que se entregue - sem medo - ao mistério do mergulho póstumo no outro. Esse tortuoso outro, tão desconhecido outro que, sem saber, em silêncio, canaliza a brisa fria do outono que anuncia o gelo. Nem sempre o fogo, afinal, prevalece diante da neve...

Um comentário:

  1. Alessandra (professora), me identifiquei com o seu texto, sempre achei também que muitas exeriências em nossas vidas não nos fazem mais fortes, e sim mais sensíveis... Acredito nessa criação de barreiras, nossos traumas, aquele querer não viver mais aquilo. Não sei se entendi sua mensagem, a mim ela veio assim, como se fosse um pensamento meu que parecia não combinar com nenhum outro. :)

    ResponderExcluir