segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Apreciando um bom chá de hibisco


Hibiscus sabdariffa, o famoso hibisco, é diferente da espécie ornamental (por favor, não saiam comendo as folhas e flores do arbusto do jardim não!), mas, mesmo que não seja tão vistoso quanto seu parente, possui um vasto rol de propriedades!

Seu gosto cortante, que lembra chá de framboesa, bem como a cor vermelho-rosa, trazem um charme especial, ao mesmo tempo em que as propriedades são inúmeras. Primeiro, as folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos.

Além disso, é usada na farmacologia popular como anti-espasmódico, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento, sem deixar de mencionar seu uso para tratamento de gripes e resfriados de toda sorte.

Boa notícia para os ossos, pois é rica em cálcio, magnésio e ferro e nas vitaminas A e C, assim como em fibras! Atua na prevenção de diabetes tipo 2 porque reduz - como auxiliar - lipídios e glicose. A mágica não acaba aí, pois o poder antioxidante - como são flavonóides - está presente!


2 comentários:

  1. Gostaria de dizer que acompanho seu blog há pouco mais de dois meses.. e este já se tornou um dos blogs os quais eu mais admiro!

    Bruxaria conectada, espiritualidade sincera...

    É isso. Adoro seu blog! Espero um dia alcançar essa vivência, estou a caminho! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já está na vivência, pois acho que a vivência, em si, já é o caminho!
    Muito grata por sua postagem!
    Bom recolhimento de lua!

    ResponderExcluir