quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Querer, a chama passional do Fogo


Elemento fogo, veículo catalisador de eventos...

Lânguido e sereno em um simples aquecer de corpo num dia de intenso frio, como o abraço amado no final do dia. Tórrido e descontínuo numa queimada que avassala e destrói. Assim é o domínio do Fogo na dualidade...Aquece e queima, na polaridade dos que, incautos, oscilam, ainda, entre binômios.

Mas, fora, deles, ah, o fogo, chama crepitante que transmuta, inova, transforma tudo ao seu redor, fazendo vibrar com mais intensidade cada átomo do Universo. Afinal, com energia térmica, a cinética aumenta também! É o fogo que impele para as realizações, no impulso primordial da ação criativa, trazendo a síntese mais perfeita do movimento criador que transforma tudo ao redor.

O fogo não apenas move (isso seria atributo do ar, segundo maciça literatura), mas, o faz - alimentando-se de ar - repleto de desígnios de vontade, querer, impulso. Por que não dizer, paixão? Afinal, aquece os corações e, no coito, corpos elevam sua temperatura, fazendo girar vórtices de energia em nossos pontos básicos de conexão com a Terra e, portanto, com a egrégora primordial da criação, da reprodução. Da origem, enfim!


Num átimo de segundo, tudo desaparece aos olhos sob o signo do fogo, transformado em outras tantas possibilidades. Senda iniciática do espírito, o fogo crepita numa dança colorida, com matizes que vão desde o azul quase violácea, até o amarelo-alaranjado, a síntese perfeita de um arco-íris completo em si mesmo!

Regente de áries, leão e sagitário, o elemento se irradia, em cada qual, com uma propriedade peculiar. Em áries, o impulso de se lançar, mover em si, inadvertidamente. É, afinal, a regência dos guerreiros e das guerreiras, pois, nas batalhas, precisamos, a dado momento, da energia da propulsão ígnea e quase irrefletida. Em leão, a seara do movimento de liderança dos arautos, o comando com a transmutação da energia para a sabedoria. É o fogo que se orienta já para a transcendência da alma. Em sagitário, enfim, a total percepção da espiritualidade, o "cardeal" litúrgico para alguns.

Guerreiro, Rei e Sacerdote, a trina regência do espírito que se faz no fogo!

Hey ho!

2 comentários:

  1. olá! já tenho andado por aqui, mas só hoje decidi comentar. É gostoso o espaço! com temas muito interessantes.

    é esse o fogo que sinto, irreflectido, uma energia de propulsão que me move... para a frente, em frente... às vezes sinto-me mesmo uma guerreira! (sou de signo carneiro diga-se)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bem-vinda e que esse espaço possa ser sempre um lugar gostoso para você!

    Slàinte!

    ResponderExcluir