terça-feira, 21 de setembro de 2010

Decisões, Sandra Maia via Yahoo! Colunistas

Decisões, Sandra Maia via Yahoo! Colunistas

Acabei de ler esse texto e vi nele uma simplicidade muito grande, bem como uma "chamada" para responsabilidade em relação às escolhas que fazemos durante nossa vida de relacionamentos que, juramos, "poderiam dar certo", mas que, segundo nossa mente inquieta, "não dão" porque, talvez, na dualidade certo-errado, percamo-nos no que são, na real, nossas "limitações" projetadas nos outros.

Reproduzo a parte inicial, que achei clara e bastante objetiva.

Segundo a autora, "Antes de começar, vale ressaltar que toda escolha tem como base uma decisão formatada em cima de uma crença errônea. Aquela que trazemos da infância e que, se não “resignificadas” ao longo da vida, nos fazem repetir e repetir o mesmo padrão de comportamento indefinidamente, as mesmas escolhas."

Dialogando a partir do trecho, é forte essa questão de repetição de padrões, que vão longe, em imemoriais tempos de tenra idade. Somos condicionadas a repetir uma "história", quase sempre relacionada aos dramas familiares mais profundos, que se projetam, anos a fio, em nossas vidas.

Para a autora, a saída é o autoconhecimento, bem como a providencial saída de afastamento "daqueles que a amam – sim, porque esses não a deixarão em “paz”. Além disso, Sandra Maia chama a atenção para os "jogos mentais" que fazemos, escolhendo "viver para um outro “egoísta”, abandonando-nos e deixando de lado família, amigos, etc, como se a decisão de fazer tudo sozinho já não bastasse para uma vida de sofrimento…"

As histórias que ela reproduz no texto bem poderiam ser histórias de nossas vidas.

E como são!

Sugiro a leitura URGENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário