segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nota de repúdio ao Instituto de Física da Universidade de Brasília

Usarei esse espaço para manifestar - como acadêmica da Universidade de Brasília e, sobretudo, como membro de uma comunidade plúrima e pautada na ruptura com o senso elitizado de academia - meu inconformismo e minha indignação diante da proposta do Instituto de Física da Universidade de Brasília para o fechamento do Núcleo de Estudos Paranormais, sob a alegação de não ser "ciência".

Posto o link: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3798

A notícia foi veiculada no site da Unb hoje e já despertou em mim muita consternação.

Não poderia ficar calada, mas, como sou voto vencido entre meus pares no direito, entendi, ao menos, manifestar meu inconformismo irrestritamente.

Já enviei um e-mail para o Conselho Universitário e, posteriormente, enviarei outro para o Instituto de Física e para o Núcleo de Estudos, pois penso que a manifestação de opinião, numa sociedade que permite o diálogo, pode afastar a autocracia, ou, ao menos, trazê-a para a luminosidade.

Minha inquietude se revela em cima da indagação, em plena pós-modernidade, do que vem a ser ciência e, principalmente, se compete ao mencionado Instituto o monopólio de declaração e definição sobre o que vem a ser "ciência".

Minha intenção é motivar um manifesto em prol da manutenção do Instituto.

Se existem problemas internos - de natureza política - isso deve ser resolvido de maneira política, e não utilizando a escusa de discussão epistêmica (e a desculpa hipócrita em relação à vidente presa) para assim fazê-lo.

Quem perde, como sempre, é a comunidade acadêmica, diante da Inquisição que parece estar sendo iniciada nos quadros dessa instituição.

Poderia traçar um roteiro - um percurso - argumentativo em prol da ruptura paradigmática na pós-modernidade.

Poderia citar Boaventura Sousa Santos, Morin e uma série de pessoas que apregoam a necessidade de "oxigenação" das fronteiras da Universidade, mas, sinceramente, esse e-mail, por agora, é para apenas manifestar INDIGNAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário