domingo, 11 de abril de 2010

Quem tem boca vai à Roma?

Acho um equívoco muito grande entender a linguagem como sendo induvidosa em seu significado, enquanto expressão de almas, sensações e sentimentos.

Quantas vezes nos pegamos "senhoras" e "senhores" da razão por nossos comentários, nossas opiniões e falas quando, para o outro, abre-se um universo infindável de possibilidades?

Comunicar-se não é oprimir o outro com a certeza de uma convicção que é apenas nossa: é um constante exercício de humildade na construção conjugada do que se pretender partilhar em termos de idéias.

A língua portuguesa, filha bastarda do latim, herdou de sua ancestralidade o tom do autoritarismo. Basta ver o tempo imperativo, pois, a partir do nome, já evoca a opressão. "Faze tu", "faça você". Uma ode à falta de tato e liberdade, uma melodia à ditadura da idéia e, em nível mais sutil, à manipulação comunicativa.

"Você é isso", ou "você é aquilo" - enunciados semânticos repletos de truques, porque, se, de um lado, aparentam ser apenas a opinião de alguém que, de acordo com sua experiência e seu arcabouço, valora algo ou alguém, encerra, como "pegadinha" bem montada, o enunciado da generalização pérfida, que encerra em si a arrogância do colonialismo androcêntrico, que reduz o Universo a simplesmente uma ordem binária que se apropria discursivamente das palavras para criar uma realidade desqualificadora...


Ao mesmo tempo, encerra o compromisso da covardia em não se revelar dentro de suas opiniões. Quem mal existe em afirmar, em alto e bom tom, que "minha opinião é", ou, ainda, "eu tenho a impressão"... Não, pois precisamos oprimir, essa é a única linguagem que, muitas vezes, somos capazes de criar, do auge de nossa torre de marfim,de onde olhamos o mundo, como se donos e donas dele fôssemos.

Esquecemo-nos que a língua é , juntamente com a alimentação, o primeiro modo de opressão e controle. Ao final, ambos relacionam-se à alimentação e à boca. A boca maldita que sacode e cospe, vocifera e maltrata. Sempre que desdenhada ou relegada.

Quem tem boca vai à Roma! Será? Pode ir à %#%$@#@$ PQQ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário