domingo, 7 de março de 2010

Poderosas mulheres, tortuosos caminhos de libertação

Estamos às vésperas do Dia Internacional da Mulher, salve, salve!

Muito se comenta sobre esta data ser excludente, inclusiva, anti-feminista, anti-feminina, enfim, nas inúmeras divergências, reina sempre espaço para a diversidade de opiniões, de modo que a minha não poderia ser diferente.

Quando observo todas as conquistas históricas que obtivemos com muito sangue e suor, fico muito alegre, porque sinto o ar da emancipação. Emancipação que se reflete no mercado de trabalho, na profisisonalização, no meio acadêmico. Por todos os lados, surge nossa figura...

Porém, a reflexão de hoje caminha por outro sentido...

Somos mulheres, somos maravilhosamente emancipadas...

Por que, então, tantas escolhas tortuosas?

Eis o outro lado da moeda: o paradigma patriarcal está em seus últimos suspiros, morrendo e desejando levar consigo as mulheres empoderadas. A imagem do machistão coçando o saco, vendo partida de futebol com o pé na mesa, gritando, "mulher, faz um rango aí" está sendo substituída por outra, a do bebê-companheiro-marido, um ser completamente dependente emocionalmente, desejoso de plugar seu cordão umbilical em outra mulher, pois a "mama" não dá conta mais.

O "bebezão" chega de mansinho, pseudo-libertário e geralmente aplaude cada ato da mulher empoderada, sem se revelar. É contra o machismo, a favor do movimento feminista "apesar dos exageros" (olha o perigo aí). É solícito, compreensivo, pero no mucho...

Basta um espaço de conflituosidade maior para a máscara cair de vez e, com ela, a relação que pretendia fugir da hierarquização, mas, que, de fato, chafurda nela. Tststs.

Complexo, bem complexo, porque nossos maravilhosos "homens libertos" estão mais presos do que nunca, em gaiolas simbólicas e ideológicas mais sutis, que utilizam o discurso de libertação, mas, que ao primeiro sinal de perigo, elaboram planos mirabolantes de destruição do feminino.

Mulheres inteligentes (o que é redundante), escolhas insensatas...

E viva o Dia da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário