terça-feira, 20 de outubro de 2009

Senhora dos olhos vendados, tira e venda e veja quanta mentira!

Toda a vez que me deparo com um processo, tenho vontade de chorar... Chorar pelas árvores que caem para servirem de matéria-prima para as petições ctrl c + ctrl v de pessoas que se locupletam em cima das idéias dos outros.

Chorar pela arrogância com que alguns (claro que não são todos, mas, surpreendentemente, os que se colocam em minha frente) membros de Poderes se colocam acima do Bem e do Mal, fazendo valer apenas o vazio de suas almas que jazem na mais perfeita escuridão.

Não acredito que seja feita justiça... Aliás, quanto mais estudo Antrologia, mais saio da robotização que um imbecil plano normativo kantiano insiste em cadavericamente se manter. O mundo real não se opera no dever-ser porque somos, e simplesmente não devemos, ou não quermos dever: isso é a própria negação do SUJEITO em si... E, ainda por cima, em cima de puro sofrimento...

Sim, o Direito regula sofrimento, ele existe para regrar sofrimento...Vivemos como urubus, tripudiando da alteridade, zombando da dor alheia e jurando que somos os senhores e as senhoras dos destinos da humanidade!

O Direito deixou de ser a alta e alva torre de marfim... Não tem mais graça: nunca teve, mas, talvez, minha mente ainda insana tenha acreditado que, algum dia, seria possível tornar a vida de alguém mais plena por decisão judicial. Que ingenuidade achar que bonitas palavras (somente entendidas por quem se "adestra", como um poodle circense, ou talvez, uma "foca", nas "artes" secretas da retórica - quase sempre de quinta expoência). Que meus clientes sairiam satisfeitos, mesmo não entendendo "necas" do que e falado em tanta água que corre das salas e dos gabinetes..."ad argumentandum tantum", "per via de consequentiam", "data venia", "ex nunc" e "plic ploc" (esse é invenção minha, a língua do meu país de origem, não liguem).

Talvez estejamos a brincar de exercício de poder: advogados, advogadas, promotores, promotoras, juízes e juízas...

Quando encontrar com a Deusa da Justiça, pedirei a ela que tire a venda e veja quanta mentira é produzida em seu nome!!!

Um comentário: