quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O resgate do soldado Redenção


Redenção tinha sido convocado para a guerra, uma luta interna travada, há tempos, com seus medos, fantasmas e todas as sensações e os sentimentos que negava em si. Enquanto arrumava sua sacola para a viagem, pensou em tudo que providencialmente esquecera em tempos de paz, quando o conforto do anestesiamento da alma escondia o caos que sua mente insistia em alimentar.

Lembrou-se de todas as pessoas que passaram, nesses 44 anos de vida, por seu caminho. Todas elas espelhos de suas mazelas, transformadas em inimigos ocultos que, um a um, Redenção tentava destruir, sem saber, porém, que estava assassinando a si...

O avião iria partir dali a pouco. Toda a vida de Redenção passou por sua mente, em átimos de segundo, enchendo-o de um vazio enorme, seguido pelo desejo de tentar, antes de ir para a guerra, recompor a paz com seus inimigos-espelhos.

Lembrou-se de Compaixão, uma pessoa muito importante em sua vida. "Onde anda?" - indagou, esperançoso, ao mesmo tempo em que buscava internamente a referência do endereço da inimiga-hoje-amada, ou, ao menos, algum dado que pudesse ser útil para encontrá-la. Foi quando veio à mente o nome do bairro em que a mulher morava, na estrada da "Consolação".

Rapidamente, Redenção juntou o restante de suas roupas e rumou para lá, confiante que, depois de tanto tempo em que perseguia sua inimiga oculta, Compaixão e ele poderiam, de fato, conversar. Redenção poderia ir para sua guerra em paz. Morreria, dali a pouco, feliz, por haver recomposto a calmaria perdida há tanto tempo.

Quando chegou à rua, viu a mulher, serena, entrando em casa. Com passos sorrateiros, Redenção aproximou-se da janela, para espionar Compaixão e sorver - ainda que por efêmeros segundos - o mundo de felicidade de sua amada paradoxalmente odiosa inimiga.

De súbito, lembrou-se, diante da porta de Compaixão, um detalhe, esquecido por ele enquanto lutava: não existe resgate da alma num elongar de tempo que se lança sempre para frente...Com essa tristeza no olhar, Redenção foi embora, calado, pegar seu avião, sem saber que, providencialmente, morreria, dias depois, no campo das batalhas perdidas de seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário